segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Primórdios da Odontologia

Oi gentiii,
Falando um pouquinho da aula de PPR Total de hoje, pesquisando achei um site bem legal e essa fotinhuuu ai, abaixo de uma protese antiguissima!!!Imagina só como era o negócio: marfim com arame de ouro??!!! E outra coisa gentiii, o profs falou mais que a nega do leite!!!! Ê paciência viu, mas vamu com tudo, como quem tá doido, a promessa de colocar grau de importancia em todas as matérias ta valendo!Já comecei a pegar algum material, principalmente os de prótese porque na quarta, na prática, não quero sinal de negativo na minha ficha de jeito nenhum! Depois coloco as fotinhusss, ok!!!
Abaixo tem um texto, falando sobre a História da Odontologia no Brasil que até acho que já colei no outro blog, flogão...sei lá!!!
Beijocas...
Deinha

A História da Odontologia no Mundo remonta a um tempo que fica até difícil ao homem contemporâneo Imaginar. A cárie sempre existiu, e com o passar dos séculos só fez aumentar devido a mudança de hábitos alimentares.Na antiguidade o dentista era, na verdade, um curandeiro, que atribuía às forças "malignas" qualquer problema de saúde. Os meios de cura variavam entre simpatias e infusões à base de ratos, rãs e insetos.


Foto: vista frontal de uma prótese fixa mandibular (4 incisivos humanos naturais e dois dentes entalhados em marfim, atados com arame de ouro) encontrada no Sidão, principal cidade da Antiga Fenicia. Data provável da prótese entre os séculos IV e V A.C. Museu do Louvre, Paris.



No século dezoito nasce Pierre Fauchard, francês considerado o pai da Odontologia Moderna. Além de publicar inúmeros livros, criou o pivot e iniciou o desenvolvimento das dentaduras. Já no Brasil, o marco oficial da Odontologia aconteceu em 25 de outubro de 1884, quando surgiram no Rio de Janeiro e na Bahia as Faculdades de Odontologia criadas através do decreto 9.311, motivo pelo qual esta data é considerada como o "Dia do Cirurgião Dentista". O precursor desta ciência no Brasil foi Augusto Coelho e Souza, cuja obra máxima, Manual do Odontólogo, ainda nos dias atuais é respeitada. A Odontologia Brasileira ocupa hoje lugar de destaque no cenário mundial, não obstante sua história recente.

Nenhum comentário: